PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL PARA CRIANÇAS • É uma prática que privilegia a comunicação corporal, a leitura e decodificação do ato vivido por meio do brincar, da expressividade e de jogos simbólicos que propiciam a simbolização e a descoberta de diferentes formas de comunicação.
sexta-feira, 13 de outubro de 2017
quarta-feira, 11 de outubro de 2017
O compromisso com a contemporaneidade
" No universo em expensão, as galáxias mais remotas se distanciam de nós a uma velocidade tão grande que sua luz não consegue nos alcançar. Aquilo que percebemos como o escuro do céu é essa luz que viaja velocíssima até nós e, no entanto, não pode nos alcançar, porque as galáxias das quais provém se distanciam a uma velocidade superior a luz." (AGAMBEN, 2009, p.64).
Para AGAMBEN (2009), o significado de ser contemporâneo é:
- "Perceber no escuro do presente essa luz que procura nos alcançar e não pode fazê-lo." (p.65)
Quem é contemporâneo?
- "É aquele que mantém fixo o olhar no seu tempo, para nele perceber não as luzes, mas o escuro."
- "Aquele que percebe o escuro do seu tempo como algo que lhe concerne e não cessa de interpelá-lo, algo que, mais do que toda luz, dirige-se direta e singularmente a ele." (AGAMBEN, 2009, p.62).
O compromisso com a contemporaneidade:
"O compromisso que está em questão na contemporaneidade não tem lugar simplesmente no tempo cronológico: é no tempo cronológico, algo que urge dentro deste e que o transforma. E essa urgência é a intempestividade, o anacronismo que nos permite aprender o nosso tempo na forma de um "muito cedo", de um "já" que é também um "ainda não". E, do mesmo modo, reconhecer nas trevas do presente a luz que, sem nunca poder nos alcançar, está perenemente em viagem até nós." (p.66)
AGAMBEN, Giorgio. O quê é o contemporâneo ? e outros ensaios. Chápeco, SC: Argos, 2009.
Assinar:
Postagens (Atom)
Atendimento em Psicomotricidade Relacional para crianças
Rua Guararapes, número 572, São Francisco, Niterói - Rio de Janeiro.

-
Rua Guararapes, número 572, São Francisco, Niterói - Rio de Janeiro.
-
" No universo em expensão, as galáxias mais remotas se distanciam de nós a uma velocidade tão grande que sua luz não consegue nos al...